sábado, 10 de março de 2012


Os carros mais vendidos no mundo (por região) 


Não é preciso ser um especialista em automóveis para saber que o Gol emplaca, há décadas, o título de carro mais vendido no Brasil. Não foi diferente em 2010 e 2011. Mas e no resto do mundo? Dar uma olhada em alguns Best-sellers mundiais pode servir como referência de comparação entre nós e outros países?




Estados Unidos: Ford F-Series = 528.349 unidades




Japão: Toyota Prius = 315.669 unidades




Brasil: Volkswagen Gol = 293.606 unidades




China: BYD F3 = 263.900 unidades




Alemanha: Volkswagen Golf = 251.078 unidades




Itália: Fiat Punto = 154.061 unidades




Coréia do Sul: Hyundai Sonata = 140.260 unidades




França: Peugeot 207 = 126.854 unidades




Reino Unido: Ford Fiesta = 103.013 unidades




México: Nissan Tsuru = 61.147 unidades




Austrália: Holden Commodore = 45.956 unidades




Espanha: Seat Ibiza = 39.905 unidades




Argentina: Chevrolet Classic = 36.058 unidades




Holanda: Volkswagen Polo = 18.964 unidades


Uma olhada rápida permite algumas conclusões simples. Temos dois países entre os citados onde o primeiro colocado possui concepção e tecnologia mais antiga: a Argentina, grade mercado para o Classic (o antigo Corsa sedã), e o México, onde o Nissan Sentra do início dos anos 90 (rebatizado de Tsuru) ainda vende como chilli. Devemos lembrar, porém, que os números do Gol no Brasil incluem o G4, assim como no caso da dobradinha Uno/Mile.


Na China, o BYD F3 é uma mistureba com carroceria do penúltimo Corolla e motor 1.5 da Mitsubishi. [UPDATE: com a ajuda dos leitores, adicionamos os mais vendidos na Alemanha, Austrália e Coréia do Sul]. E todos devem ter reparado que marcas com forte identidade nacional predominam em seus países de origem.


Os espaçosos americanos parecem eternizar as picapes na liderança dos EUA. Enquanto isso, no Japão, um híbrido – o Prius – já é o líder por larga margem. Parece outro planeta, mas na verdade é uma prova de como novas tecnologias podem fazer sucesso quando integradas num projeto coerente, em um mercado com outro nível de instrução, exigência e generosidade por parte dos fabricantes.

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